sábado, 17 de maio de 2014

FH - CONCEITOS BÁSICOS SOBRE COMPUTADORES

O QUE É HARDWARE 


  • É a parte física do computador, que inclui os componentes eletrônicos, placas de circuito impresso, gabinete, teclado, mouse, monitor e etc.


  • É a parte que podemos “tocar!”

Como o hardware é a parte física do computador, então os fios, as placas eletrônicas, o teclado, o mouse, o monitor são exemplos de constituintes do hardware.Um computador atual é desenvolvido com a tecnologia da Eletrônica Digital, que utiliza os dígitos 0 (zero) e 1(um)para estabelecer os estados DESLIGADO e LIGADO da parte eletrônica do hardware. Esses dígitos são denominados de BIT’s. Assim, temos o Bit 0 (zero) e oBit 1(um). Portanto, um computador só entende de zeros e uns. Além disso, um computador pode possuir um ou mais processadores (Circuitos Integrados que possuem várias funções especificas, também denominados MICROPROCESSADORES). Os processadores do final da década de 70 e início da década de 80 processavam informações com até 8 bits de cada vez (eram denominados de computadores de 8 bits).Atualmente, conforme o seu modelo, um computador pode processar de 32 a 64 bits de cada vez.


O que é um Software?

São programas de computador
Ferramentas (mecanismos) pelas quais exploramos os recursos do hardware; executamos determinadas tarefas; resolvemos problemas; interagimos com a máquina; tornamos o computador operacional.

Instruções (programas de computador) que, quando executadas, produzem a função e o desempenho 
desejados.

Este pode ser dividido em dois grandes grupos : Software Básico e Software Aplicativo.

Software Básico :

É o Sistema Operacional - coordena os detalhes internos e gerencia a utilização do sistema.
É responsável pelo tráfego dos dados entre os componentes do sistema.
Os Sistemas operacionais mais difundidos são : MD-DOS, UNIX, LINUX,

Software Aplicativo :

É um programa escrito em uma determinada linguagem, na qual se usam os softwares Básicos para
resolver uma aplicação especifica, como por exemplo : Microsoft Word, Microsoft Excel, Contabilidade, Jogos, Folha de Pagamento, Contas a Receber, Fluxo de Caixa, Controle de Estoque, etc.


O que é Firmware?

O Firmware é um conjunto de programas que vêm de fábrica armazenados na Memória ROM. Cada um desses programas presentes no chip possuem uma função específica.

Os componentes do Firmware são:
  • BIOS - Conhecido como Sistema Básico de Entrada e Saída, é responsável por ensinar ao processador do computador a operar com dispositivos básicos como o HD e a unidade de DVD.
    Ou seja, a BIOS funciona como espécie de “instrutor” para o processador, passa as instruções iniciais para fazer o processador funcionar.
  • SETUP (configuração) – é um programa responsável por alterar os parâmetros armazenado na memória de configuração (CMOS).
    Como vimos acima, a BIOS vêm com as instruções. O SETUP é o programa que permite ao usuário de fazer alterações em algumas dessas instruções permitidas pela BIOS.
  • CMOS (memória de configuração) – As informações manipuladas e alteradas no SETUP são armazenadas única e exclusivamente na CMOS (memória de configuração) do computador.
    Exemplo de informações que são armazenadas na memória ROM: Hora e data do computador.
  • POST  (Power On Self Test, Autoteste) é o programa responsável pelo autoteste que é executado toda vez que ligamos o computador. Todos os componentes principais do computador são testados pelo POST, tais como Memória RAM, processador e teclado.


O que é peopleware?


É a pessoa que utiliza o Hardware e o Software, inserindo ou retirando informações do sistema. seja este usuário um Analista de sistema ou, até mesmo, um simples cliente que faz uma consulta em um caixa eletrônico da Rede Bancária, como também uma atendente de um Supermercado.

O que é Processamento de Dados?

O Processamento de Dados corresponde à fusão do Hardware com o Software.


Ao entrar com dados no computador, ocorre a ENTRADA DE DADOS. O hardware, por meio de seus componentes (memória, processador), irá processar estes dados , e dar um retorno para o usuário através das SAÍDAS DE INFORMAÇÕES. A partir destas informações, o usuário adquire o Conhecimento.

ShareThis