sábado, 17 de maio de 2014

BD - SISTEMA DE BANCO DE DADOS

O Que É um Sistema de Banco de Dados?



Computacionalmente, um Sistema de Banco de Dados é uma ferramenta que será utilizada para armazenar informações. Essa ferramenta possui três principais características:

Armazenar os dados.

• Relacionar os dados armazenados.

• Recuperar os dados rapidamente.


Armazenar os dados significa que a ferramenta possui um repositório onde as informações são gravadas. Esse repositório permite centralizar os dados, evitando que eles fiquem espalhados em vários arquivos.

Relacionar os dados armazenados é muito importante. Imagine uma base de dados
em uma escola que contenha informações sobre os alunos, os professores, as disciplinas, as
turmas e os cursos. Se não for possível relacionar essas informações, como se saberá que um determinado aluno faz o curso de Técnico em Informática e tem aula da disciplina de Banco de Dados com determinado professor? Portanto, é importante que um sistema de Banco de Dados permita relacionar as informações armazenadas de forma coerente.

Recuperar os dados por meio de consultas ao Sistema de Banco de Dados. Nos bancos de dados relacionais, as consultas são feitas utilizando-se a Linguagem SQL.

Cabe dizer que existem outros tipos de Sistemas de Banco de Dados além do relacional, embora esse seja o mais utilizado no mercado. Procure se informar sobre quais são os outros tipos de banco de dados.

FUNDAMENTOS DE BANCO DE DADOS

Abstração

A abstração é o conceito inicial básico dentro a análise de sistemas que é utilizado na modelagem de dados. Ela ajuda a entender a criação e o funcionamento de uma banco de dados. O analista vai utilizar seus conceitos para analisar o ambiente, a empresa e entender o seu funcionamento. Uma utilização de representação conceitual, utilizando objetos, propriedades e relacionamentos, não gerando muitos detalhes de como as informações são guardadas fisicamente para os usuários.

Dados

Os dados referem-se a uma recolha de informações organizadas, eventos, atividades e transações que são gravados, classificados e armazenados dentro de um sistema de computador.

Exemplo: texto, fotos, figuras, sons gravados, animação, numéricos, alfanuméricos entre outros.

Informação
A informação é o dado organizado, sendo uma abstração informal (não pode ser gerada através de uma teoria lógica ou matemática), que está na mente da pessoa que está inserindo tal informação, possuindo algum siginificado.

Exemplo: um texto pode ser uma informação uma fonte de muitas informações ou um conjunto de informação, pois se os dados agrupados gerarem sentido para quem o lê e ficando claro ou não a que se refere, o dado passa a ser o valor de um determinado item, evento do que se refere. Outros exemplos de informação são relatórios, boletim escolar, folha de pagamento.

Conhecimento

O conhecimento é resultado de várias informações organizadas de forma lógica e suficiente para criar um evento. Pode ser caracterizado também como uma abstração interior, algo que foi experimentado, vivenciado por alguém.




O Que É um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD)?

Atualmente, os Sistemas de Banco de Dados evoluíram para Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD).

Um SGBD é uma ferramenta muito mais completa que um Sistema de Banco de Dados. Um SGBD disponibiliza uma série de funcionalidades que permitem controlar e acompanhar melhor os dados armazenados.
As principais características de um SGBD são:

• Permitir o acesso concorrente às bases de dados;

• Realizar o gerenciamento de transações;

• Permitir criar e aplicar regras de segurança às bases de dados;

• Permitir criar regras que garantam a integridade da base de dados.



Exemplos de SGBD utilizados atualmente:
•Oracle Database (da Oracle)
•Sql Server (da Microsoft)
•PostgreSQL (código aberto)
•DB2 (da IBM)
•MySql (código aberto, atualmente da Oracle)
•MariaDB (código aberto)





ShareThis